Começa a Caravana pelo Sistema Norte

Com  grande ânimo e disposição  se iniciou ontem (5/04) a Caravana pelo Sistema Norte, que inclui cidades do Pará e Maranhão. No final da tarde, os participantes saíram de Belém com destino a Barcarena (PA), em uma viagem de pouco mais de uma hora de balsa, seguida de pequeno trecho rodoviário. O grupo é composto por representantes de sindicatos, movimentos sociais, moradores de comunidades atingidas e ativistas políticos de diversos países e regiões do Brasil.

A programação da manhã de hoje (06/04) começou com apresentações de representantes das comunidades da região.  Durante a tarde, houve visitas às comunidades do Acuí e da Luz Divina, ainda em Barcarena. O tom das falas dos participantes mostrou o desrespeito constante da Vale e de suas subsidiárias aos direitos da população local sobre suas terras e modos de vida.Vila do Conde

No caso da Vila do Conde, a instalação de vários grandes empreendimentos – sendo os principais a ALUNORTE e a ALBRAS – tem poluído praias e colocado em risco de degradação diversos  recursos naturais.  Com isso,  atividades extrativistas tradicionais na região estão impossibilitadas. A população local sofre com a dominação capitalista,  que traz miséria e desumanidade à região que encontra-se  sob os desmandos da Vale.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Caravanas, Pará - Maranhão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s