Caravana percorre territórios atingidos pela Vale no Brasil

arte para a internetEntre os dias 8 e 13 de agosto, homens e mulheres do Brasil e do exterior irão percorrer estados brasileiros onde a mineradora Vale atua, mapeando violações de direitos cometidas e buscando visibilizar as denúncias locais. A caravana faz parte da programação do V Encontro Internacional dos Atingidos Pela Vale. No Brasil, a Vale tem empreendimentos em 13 estados brasileiros dentre eles Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e mais Distrito Federal. Em relatório lançado em março deste ano, a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale enumera mais de 30 crimes e violações cometidas pela empresa dentre elas casos de espionagem de movimentos sociais e emprego de trabalho em condições análogas ao escravo em Itabirito (MG).

A publicação também apresenta casos de investimentos da Vale em projetos com pendências legais, associadas ao descumprimento da legislação de proteção ao meio ambiente, como o da fragmentação do licenciamento ambiental da duplicação da Estrada de Ferro Carajás. Em 2012, a Vale recebeu o “Public Eye Award”, o prêmio de pior empresa do mundo.

A caravana irá percorrer três estados e envolver cerca de 200 pessoas entre quilombolas, indígenas, pescadores/as, ribeirinhos/as, trabalhadores/as que vivem nos territórios diretamente impactados pela ação da mineradora e pesquisadores e organizações da sociedade civil envolvidos com o tema.

Gigante insustentável

Empresa privada de capital aberto com sede no Rio de Janeiro, a Vale S.A. é a maior mineradora do Brasil e a terceira companhia na indústria global de mineração de metais. Líder mundial na produção de minério de ferro e segunda maior produtora de níquel, a Vale destaca-se ainda na produção de manganês, cobre, carvão, pelotas, ferroligas e alguns fertilizantes. Presente em 27 países dos cinco continentes e em 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, a multinacional atua a partir de uma cadeia integrada entre mineração, logística (transporte do minério através de ferrovias aos portos), energia (produção para suprir a sua própria demanda energética, que é enorme) e siderurgia (processo de transformação do minério de ferro em aço). Cada etapa desta cadeia causa severos impactos sociais e ambientais que precisam ser analisados de forma integrada e articulada.

A articulação

A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale é um grupo formado por sindicalistas, ambientalistas, ONGs, associações e movimentos de base comunitária, grupos religiosos e acadêmicos de oito países que desde 2010 denuncia as violações cometidas pela corporação multinacional.

*As datas e locais precisos de visitação das caravanas não serão divulgados por questão de segurança. Durante a realização das mesmas, será feita uma cobertura diária. As informações serão divulgadas nas redes sociais com a hastag #AtingidospelaVale e aqui no blog

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Caravanas, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s