Atividades

 I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale 

O I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale foi o resultado de uma ampla articulação entre os mais diversos grupos atingidos pela atuação agressiva e violadora de direitos da Vale.

Entre os dias 12 e 15 de abril de 2010, representantes de movimentos sociais, sindicatos, organizações e comunidades impactadas de vários países em diferentes continentes se reuniram no Rio de Janeiro para consolidar uma articulação conjunta para enfrentar ações da empresa.

Nasceu, então, uma rede de resistência que pretende expor os crimes e os abusos da Vale, questionar sua postura arrogante e pressionar os governos para que regulem sua atuação e a sancionem quando necessário.

< LEIA A CONVOCATÓRIA DO ENCONTRO E CONHEÇA AS ENTIDADES QUE O APOIARAM >

 As Caravanas Internacionais

No dia 5 de abril de 2010, na semana de preparação para o I Encontro Internacional de Atingidos Pela Vale, duas caravanas iniciaram um percurso de sete dias por regiões seriamente atingidas por ações da Vale.

Representantes de organizações, movimentos socias, sindicatos e comunidades de diferentes países estiveram presentes e conheceram in loco os impactos socioambientais da atuação mineradora da Vale em duas regiões: o interior de Minas Gerais e a região de Carajás, que abarca os estados do Maranhão e do Pará.

A proposta era a de que os grupos integrantes das caravanas conhecessem diferentes realidades no enfrentamento com as violações da Vale e compartilhassem experiências de resistência e luta.

Veja aqui a COBERTURA  – Caravana de Minas Gerais

Veja aqui a COBERTURA  –  Caravana de Carajás (MA – PA)


Anúncios