Conheça o novo site da Articulação Internacional de Atingidos e Atingidas pela Vale

Nesta quinta-feira (12) lançamos virtualmente o novo site da Articulação Internacional de Atingidos e Atingidas pela Vale (AIAAV)  que apresenta toda sua história de luta no fortalecimento das comunidades que são atingidas por megaempreendimentos, sobretudo àquelas com atuação da empresa Vale S.A no Brasil e no mundo. Neste canal de comunicação serão atualizadas notícias e informações sobre as estratégias de enfrentamento aos impactos socioambientais relacionados à indústria extrativa de mineração.

Para facilitar a navegação, o site está estruturado em três partes: 1) Articulação – onde é contada a história da AIAAV nesses mais de 10 anos, seu manifesto e sua estrutura organizativa composta por 27 organizações e movimentos sociais; 2) Biblioteca – que reúne relatórios, pesquisas e as campanhas de denúncias; 3) Comunicação – espaço para atualizar sobre as principais notícias sobre as lutas no setor da mineração, um acervo de imagens e vídeos com as produções da rede AIAAV e onde estão os episódios do podcast Vozes que Vale(m) para se fazer escuta atenta. O site também reserva um espaço para que todos possam se inscrever para receber o boletim informativo mensal e também falar com a Articulação na aba Contato.

Neste lançamento, novas ações da programação do marco dos cinco anos de impunidade do crime de Mariana, ocorrido em 2015 pelo grupo Samarco/Vale/BHP Billiton, são divulgadas no site. A primeira delas é a pesquisa sobre mineração e pandemia desenvolvida pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) que mostra a diferença no avanço da disseminação da Covid-19 entre os municípios que não possuem projetos de mineração e os que concentram intensa atividade minerária. Também divulgamos mais um card denúncia da campanha Rompendo à Máscara elaborada pelas Brigadas Populares em contraposição aos valores sobre seus trabalhadores disseminados pelas mineradoras.

Outra ação importante foi o lançamento na semana passada do documentário “Territórios Minerários: Muito Além da Lama” dirigido por Ana Malaco, mas que agora vocês poderão assistir através do nosso canal do youtube e que também está divulgado em nosso site. Todas estas ações fazem parte de uma programação especial do marco dos cinco anos realizada pela Articulação junto às organizações de nossa rede que atuam nos territórios atingidos pelas mineradoras com apoio da Misereor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s